-----------------------------------------------------------------------
[27/8 22:40] Cineide: A L E L U IA S S S S!!
GRAÇAS AO NOSSO GRANDIOSO E PODEROSO DEUS!!!!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
29.08.2016
Caros irmãos,
Renata deu entrada na maternidade no dia 8 de agosto com um quadro grave de hemorragia cerebral, e foi internada em UTI GERAL no Hospital Policlin, em São José dos Campos, logo após a primeira cirurgia realizada no dia 9 de agosto. Nestas três semanas, Márcio vem realizando as duas visitas diárias ininterruptamente. Além disto, Dona Elza, a mãe de Renata, e seus dois irmãos, a têm visitado regularmente, assim como outros familiares e irmãos em Cristo. Hoje à noite, lá estivemos em visita na UTI: Márcio, Nadir e eu.
O filho mais novo, o bebê Lucas, completará um mês amanhã, dia 30/9, quando também fará a visita ao pediatra. Seguem em anexo duas fotos: (1) a da família Carvalho logo após o nascimento de Lucas, e (2) uma foto deste há alguns dias.
Hoje, finalmente, foi removido o tubo, e Renata respira com o auxílio de uma máscara de oxigênio. Tem uma respiração funcional, e ao que parece, sem grande dificuldade. A traqueostomia foi descartada neste momento, o que é um excelente notícia. Ela ainda é alimentada por meio de sonda, mas os intensivistas pretendem amanhã experimentar alimentá-la por via oral. Se isto acontecer, será um passo enorme e de grande importância.
Renata move o pescoço, movimenta e direciona o olhar, sorri, movimentando os dois lados da face, aperta a mão, faz alguns movimentos pequenos nas pernas... Reage a brincadeiras, inclusive sorrindo quando fiz brincadeiras com a minha máscara cirúrgica. Claramente deseja falar; emitiu alguns monossilábicos (“é”, “hum”...), e num determinado momento emitiu uma palavra dissílaba que não discernimos. Não percebemos qualquer sinal de alguma paralisia, embora percebamos a sua lentificação, e também não sabemos o seu nível de recepção auditiva. Em alguns momentos parece-nos claro que ela nos ouve; em outros, parece que não ouve tão facilmente.
Márcio tem investido em estímulos para a esposa, especialmente com músicas e gravações. Ele levou hoje um pequeno aparelho com músicas infantis, inclusive com a participação dos meninos... Os médicos agora apontam os desafios na área de Fisioterapia e Fonoaudiologia.
Em nossa igreja cremos na doutrina da Graça Comum. Somos muito gratos a Deus pela Medicina, pela Farmacologia e pelas áreas da saúde em geral. Saudamos com louvor a Deus os avanços e conquistas nestas áreas. Estes recursos e avanços têm sido um meio crescente de salvar vidas e aliviar o sofrimento humano. Mas claramente há uma diferença entre prognóstico e “profecias” médicas. Logo após os primeiros exames, e antes da primeira cirurgia, o primeiro inquérito do neurologista com Márcio, assistido por uma enfermeira intensivista e por mim, já sinalizava para a gravidade da situação, e transparecia pouca esperança. Ontem o médico cirurgião confessava para Márcio que, lá naquele momento, não esperava para Renata mais do que dois dias de vida! Enfim, conquanto os sóbrios prognósticos médicos são muito bem-vindos, a fim de nos oferecer clareza e realismo, nós, como filhos do Senhor (e não meras peças do fortuito ou do “destino”) cremos que há sabedoria em confiar que o futuro pertence somente ao Senhor.
Nós podemos confiantemente expressar como o salmista: “Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação.” (Salmos 27.9). Não sabemos tudo acerca do caminho que nos aguarda, mas sabemos Quem estará conosco. E apenas Ele é o Senhor do futuro. E isto é particularmente verdadeiro acerca de nossa irmã Renata. Até aqui nos tem ajudado o Senhor, e ele tem glorificado e engrandecido a sua misericórdia.
Seja o Senhor gracioso para com todos aqueles que, juntamente conosco, perseveram em suas orações. Pedimos que prossigam, pois ainda estamos inteiramente dependentes de nosso Pai Celestial. E não temos dúvidas de que Ele é bom!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------Graças a Deus pelas melhoras de Renata, e não deixemos de orar.....
Que o Senhor Jesus seja servido de aceitar nosso louvor, nossa gratidão, ainda que não o saibamos adorar como ele merece, ainda que pecadores e muitas vezes, por isso mesmo, duvidamos...... aceita, ó Senhor, a gratidão que sai do profundo de nosso Ser pelo que estás fazendo na vida de Renata. Sabemos que Tu és Soberano, cremos na tua Soberania, cremos também que Tu tens estabelecido muitas coisas a serem feitas a partir de orações de teu povo; te louvamos por estares trabalhando na vida dela....pelas melhoras maravilhosas apresentadas...sabemos que só Tu podes operar desta forma...louvamos-te por usares os médicos, os enfermeiros, todo o pessoal da saúde, como instrumentos teus para a vida dela....louvamos-te pelos Milagres que estás operando....glórias ao teu santo nome, ó Senhor!!!! Continua, ó Pai, a operar....sê servido de levantá-la, plenamente restabelecida para tua honra e glória!!! Bendito, Reverenciado, Glorificado, Adorado, Amado para sempre sejas Tu, seja teu preciosíssimo Nome, ó Senhor!!!!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
31.082016
"Reforçando o que Marilene nos passou: o Márcio acabou de sair daqui da Fiel, disse q a Renata está sem sonda e sem tubo... q já comeu (sopinha leve) e que está reconhecendo algumas pessoas... que está movimentando os membros do corpo (bem lento, mas tá).... que mostraram uma nova tomografia na qual o cérebro está limpo, ou seja, sem sangue!!!!!! Eles confessaram que depois da cirurgia não davam 24horas pra ela e que isso é um milagre!!!! Louvamos a Deus por seus feitos e por cada irmão que está intercedendo por ela!!! Glórias ao nosso Deus!!!"""""
Nosso Deus é soberano
Ele reina desde a fundação do mundo......
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aleluia!
Deus seja louvado!
__________
Caros irmãos,
Utilizamos esta mensagem para informar, brevemente, que a evolução do quadro de nossa irmã Renata vem seguindo muito favoravelmente. Ela respira natural e funcionalmente; alimenta-se desde ontem por via oral, tendo sido removida a sonda nasogástrica; faz movimentos significativos, como por exemplo, levar a mão à orelha. Hoje foi colocada em uma poltrona assentada. Renata já fala algumas palavras, ainda que de forma lentificada, aprimorando a qualidade da comunicação.
Hoje foi realizado um exame de tomografia computadorizada, com aplicação de contraste, e os resultados indicam que NÃO há mais qualquer sinal de sangue no encéfalo resultante da grande hemorragia inicial. As intervenções agora são especialmente por profissionais de fisioterapia e fonoaudiologia, e têm sido muito bem sucedidas.
De fato, Renata agora faz inteiro jus ao seu nome, cuja origem é o latim Renatus. Natus significa "nascer", enquanto o prefixo re, por sua vez, indica a repetição do ato, dando a origem ao significado de "renascer". Renata significa "renascida", "ressuscitada" ou "nascida pela segunda vez". Desde tempos remotos, este nome tem sido utilizado com conotação metafórica, significando, em resumo, "aquela que sobrevive" ou "aquela que tem a força vital duplicada".
E nós estamos seguros de que tudo isto é por obra e favor de Deus. “Senhor, fizeste subir a minha alma da sepultura; conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo”. (Salmos 30.3)