quarta-feira, 21 de março de 2018

Beber ou não Beber?


Bebo ou não bebo¿ Essa pergunta me foi feita.  Que devo responder ¿
Olho as diferentes situações, penso na Bíblia, no que tenho aprendido nela... olho para as realidades que vejo à minha volta...e entendo que não há uma resposta só para todas as pessoas igualmente.
Uma pessoa que bebia, se embriagava, e consegue se livrar do álcool, nunca mais deve sequer querer colocar uma bebida nos lábios. Ela sabe que vai se colocar numa situação de impossibilidade ...não vai vencer! O álcool vicia...Se ela se livrou, não deve mais querer se tornar uma dependente. A tentação é muito forte... depois do primeiro gole não dá mais para segurar... É agradecer a Deus o livramento e passar longe de qualquer bebida.
Se a pessoa não é viciada em álcool, gosta muito de beber, e passa dos limites uma vez ou outra, deve acender seu desconfiômetro. É quase sempre ridículo o comportamento de pessoas alcoolizadas. Elas se acham mais livres, mais à vontade, perdem o senso de responsabilidade, e, na maioria das vezes (99,9%) falam e praticam coisas das quais se arrependerão quando estiverem sóbrias. Machucam colegas, parentes, que não merecem essas atitudes, com linguajar impróprio, gestos, e ofensas mesmo. Aqui me lembro de Provérbios 20.1.: O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio......  E ainda se expõem a serem vítimas de abusos de pessoas inescrupulosas que sempre estão nos ambientes procurando por pessoas que possam usar – e aí entra a droga, o estupro, a gravidez indesejada, a total confusão dentro de casa com pais, cônjuges, os vexames com os colegas de serviço, faculdade, e, se for um alguém com alguns bons valores de vida, ainda uma vergonha inexprimível! É pecado acrescentando pecado.....e aqui é bom parar e ler o que a Palavra de Deus nos diz:  Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Gálatas 5:19-21. E ainda: Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza; e a sonolência os faz vestir-se de trapos. Ouve teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando vier a envelhecer. Provérbios 23:20-22.
Geralmente quem gosta de beber se esquece da medida certa que deve nortear tudo o que fazemos: É só mais um copinho...é a saideira...só esse... falam como se fosse algo normal..., mas não é. Saem da roda, da festa, e pegam a direção de um carro colocando em risco a própria vida e também arriscam a vida de outras pessoas no carro, e na estrada, sujeitando-se a provocar acidentes, matar pessoas, irresponsavelmente. Ou ficam no ambiente estragando as conversas, dando mal exemplo para outros, tentando ser o centro das atenções de maneira desastrosa.... Dificilmente saem de fininho e vão jogar para fora do estômago os excessos da bebida num local apropriado...acabam sujando ambientes, dando trabalho a pessoas que nada têm com as suas péssimas atitudes, causando mal-estar geral. Veja o ensino bíblico: Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá. Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades. Provérbios 23:29-33
O que leva alguém a beber¿ creio que a pessoa deve sempre se perguntar: devo¿ Sou capaz de discernimento e bom senso¿ Se eu beber, estarei ofendendo ou escandalizando alguém¿ se eu beber, poderei parar no momento certo e evitar um problema de comportamento e de saúde¿ Há necessidade real de beber¿ Já bebi alguma vez e passei dos limites¿ Já bebi e mesmo assim dirigi alcoolizado¿ Se a pessoa começar a analisar direito, ela vai perceber que a bebida em excesso traz muitas consequências adversas e não é boa conselheira. Ela é fonte de esquecimento...o cérebro é prejudicado, a memória é prejudicada...o corpo é prejudicado...o espírito é prejudicado.... e “em excesso” não é desculpa para alguns copos serem considerados pouca bebida – há quem fique atordoado com apenas um copo de bebida alcoólica!
Em nenhum lugar da bíblia encontramos a advertência contra beber por ser pecado. Mas encontramos inúmeras recomendações quanto a seus efeitos na vida do homem. Veja o que acontecia com sacerdotes por causa da bebida: Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo. Isaías 28.7- pessoas de quem o povo devia esperar instrução, ensinamento, exemplo, se perdendo por causa de bebida.  Reis, príncipes, não são considerados como dignos quando se dão à bebida, veja: Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte; Provérbios 31:4. E ainda o efeito sobre eles: E no dia do nosso rei os príncipes se tornaram doentes com frascos de vinho; ele estendeu a sua mão com os escarnecedores. Oséias 7:5. Muito triste! Alguém que deseja ser uma autoridade deve pensar nesses exemplos bíblicos ... reis e príncipes e sacerdotes não devem se deixar dominar pela bebida. Devem evitar a bebida. O sacerdote era proibido de entrar na presença de Deus para representar o povo se tivesse bebido vinho... E nenhum sacerdote beberá vinho quando entrar no átrio interior. Ezequiel 44:21
Em qualquer situação da vida, o excesso é pecado. O problema é que medir o que é excesso não faz parte da vontade humana, quanto mais em se tratando de bebida! E, em alguns casos, é realmente proibida a ingestão de álcool.
 O que fazer então¿ Tenha bom senso, discernimento e pense: não há lugar algum em que possamos estar fora da presença de Deus. Ele nos vê a todo instante e sabe de todas as coisas que fazemos e as que pensamos. Ao pegar um copo para servir-se de bebida, antes mesmo de pegá-lo, pergunte-se: “A minha consciência está me acusando¿” “Estou sentindo dentro de mim que, se eu beber, não estarei agindo corretamente¿ Se alguém me vir bebendo, vai se escandalizar¿ Minha saúde será afetada pela bebida¿ Meus pais não querem que eu beba¿ Meu cônjuge não quer que eu beba¿ Sou responsável por menores que seguem meu exemplo¿ Sou líder dentro de uma denominação, igreja¿ No ambiente em que estou há pessoas exagerando na bebida¿ Estou em situação de estresse e a bebida poderá agir contra minha saúde¿ Se respondeu sim a alguma dessas perguntas, então não beba mesmo! Beber não é pecado, vinho não é pecado, mas qualquer efeito negativo provocado pela bebida se transforma em pecado contra o próximo e contra Deus. E é esse efeito que temos de impedir em nossas vidas. Faça tudo para a glória de Deus!

Nenhum comentário:

Olá...

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7:14"
É hora de pararmos um pouco e nos dedicarmos à oração de uma forma mais específica. Continuaremos a ler suas cartas, seus pedidos, e a colocar nossas intercessões diante do Pai Celeste, sim!E , queremos, de modo especial, orar pela nossa Pátria, pelas autoridades constituídas, pelo exercício do Judiciário, do Legislativo e do Executivo em nossa nação.
Vamos orar e colocar nossas ansiedades e desejos diante de nosso Pai que é Todo Poderoso e pode mover o coração de quem quer que seja, e que pode, só Ele pode, fazer prevalecer a Justiça e a Verdade em nossa terra.
Ainda há tempo de recebermos o perdão de nosso Deus!
Lembre-se do profeta Ezequiel falando à Israel:
"Ao povo da terra oprimem gravemente, e andam roubando, fazendo violência ao pobre e necessitado, e ao estrangeiro oprimem sem razão.E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.Por isso eu derramei sobre eles a minha indignação; com o fogo do meu furor os consumi; fiz que o seu caminho recaísse sobre a sua cabeça, diz o Senhor DEUS. Ezequiel 22:29-31
Coloque-se na Brecha em favor de nossa Nação.

UBE

A Ciência nos mostra que há um Criador (Adauto Lourenço - 9ª Fiel)